Orientação para escolha do Aquecedor Solar

 

 No mercado existem dois modelos, o tradicional e o a vácuo. Qual modelo optar?

Segue no artigo abaixo um comparativo entre os modelos de sistemas de aquecimento solares e suas características cujo objetivo é orientar, esclarecer e ajudar o cliente a decidir pelo melhor investimento.

1 - O tradicional existe no Brasil a mais de 45 anos, instalado numa residência ou comércio modernizado e consolidado no mercado.

2 - O aquecedor a vácuo é considerado recente no mercado brasileiro, em torno de 09 anos, não existe fábrica no Brasil, e se comparado ao tradicional, importada..

3 - Devido a sua eficiência de captação de energia solar o aquecedor solar a vácuo aquece mais a água e principalmente por trabalhar no nosso país com um clima tropical, a forte incidência de sol faz com que ele trabalhe com altas temperaturas de água dentro do seu reservatório, principalmente os modelos acoplados, e devido a esse fator esses aquecedores tem tido baixa durabilidade por não serem projetados para suportar esta alta temperatura, e com o passar do tempo ele começa oxidar, enferrujar e a vazar, sua vida útil em média tem sido de 6 anos.

4 - Em termos de eficiência de aquecimento, o aquecedor solar a vácuo é mais eficiente do que o tradicional já que a tecnologia a vácuo foi desenvolvido para ser utilizado em regiões frias e quando trouxeram esse modelo "tornou" mais eficiente devido ao nosso clima.

5 - A temperatura do sistema a vácuo, dentro do reservatório térmico, é em torno de 80°C, podendo chegar até mais de 90°C e no aquecedor tradicional é de 60°C até 70°C.

6 - O vácuo justamente por ser muito quente o seu suspiro pode ficar expelindo água fervente, algumas vezes durante o dia, principalmente se houver pouco consumo o que não acontece com o sistema convencional.

7 - A vantagem do equipamento a vácuo é que, como ele é mais eficiente para aquecer a água, e com a temperatura maior no reservatório térmico, o consumo de água quente é menor, já que é necessário menor quantidade de água quente para se fazer a mistura para o consumo final e por isso os reservatórios desse sistema são menores.

8 - Uma grande vantagem do sistema convencional é que ele é confeccionado com materiais nobres como o alumínio, o aço inox apropriado para água quente e o cobre cuja vida útil é em torno de 60 anos, isso garante que o aquecedor desse modelo tenha uma longa durabilidade e seja muito mais sustentável.

9 - A temperatura de consumo, ou seja, a temperatura de um banho agradável, fazendo a mistura da água quente com água fria fica em torno de 40°C. Isso significa que para o consumo final os dois sistemas são equivalentes.

10 - Em climas mais frios e dias nublados, o sistema a vácuo ganha em eficiência, mas se ambos os sistemas forem bem dimensionados com os coletores posicionados corretamente o consumidor não sentirá a diferença.

11 - O aquecedor a vácuo é importado e mais caro do que o tradicional, sua peças de reposição são mais difíceis de achar e muito mais caras. Ex. um equipamento à vácuo de 200litros é  equivalente a um aquecedor  de 400 litros tradicional e custa em média o mesmo preço.

12 - O Aquecedor convencional tem várias fábricas espalhadas pelo Brasil, é um bem durável e de baixa manutenção.

13 - Em um momento com crises de falta d'água o tradicional ganha em volume de reserva de água.

14 – O dimensionamento correto do sistema de aquecimento solar é fundamental para a eficiência de ambos os sistemas. 

15 - Devido a serem importados da china os equipamentos de vácuo são vinculados ao preço do dólar e com a alta da moeda americana o valor do equipamento tende a aumentar.

16 - O Aquecedor Solar tradicional obedece à regulamentação técnica de temperatura dos fabricantes de tubos de CPVC, apropriados para água quente, que estabelece a temperatura de trabalho da água que circula nos tubos em no máximo 70°C o que não acontece com os equipamentos de vácuo, pois trabalham com temperaturas acima de 80°C, ou seja, para a instalação do aquecedor solar a vácuo indicamos a utilização de tubulação hidráulica de água quente de cobre.

17 - Os comparativos entre os dois modelos devem ter os seguintes parâmetros: Eficiência, custo benefício, melhor retorno no investimento, baixa manutenção, durabilidade, sustentabilidade.

18 - Conclusão: Se o cliente busca sustentabilidade, durabilidade, retorno do investimento, o aquecedor tradicional sem dúvida ainda é a melhor opção de mercado.

19 - Se o cliente busca tecnologia, maior eficiência sem se importar com o preço e durabilidade, que ainda está sendo avaliado no mercado o vácuo será a melhor opção.

 

 

 

                     

 

 

 

 

 

 

 

Websites úteis

www.absolar.org.br

www.cresesb.cepel.br

www.americadosol.org.br

linha.png