Volkswagen

 

Até 2030, todos os veículos produzidos pelo Grupo Volkswagen terão pelo menos uma versão com propulsão elétrica. A meta foi revelada nesta segunda-feira (11) pelo presidente mundial da montadora, Matthias Müller, durante a apresentação do “Roadmap E”, o plano de mobilidade elétrica de 20 bilhões de euros (cerca de R$ 73,8 bilhões) da empresa alemã.

O Grupo pretende lançar, nos próximos sete anos, 80 novos automóveis — 50 elétricos e 30 do tipo híbrido plug-in (que podem ser recarregados na tomada) — e que serão construídos sobre duas plataformas elétricas totalmente novas. Até 2025, a Volkswagen quer se tornar a maior empresa de mobilidade elétrica do mundo.

“Não estamos falando de uma companhia que vende duzentos ou trezentos mil carros por ano, mas de uma companhia que vende 10 milhões de carros em todos os segmentos em todas as regiões do mundo”, destacou Müller, em uma clara provocação às pretensões da americana Tesla, que recentemente anunciou o Model 3, o primeiro modelo “popular” da empresa, com preço de tabela de US$ 35 mil (cerca de R$ 108 mil) nos EUA.

Para atender à demanda por baterias prevista no “Roadmap E”, a Volkswagen já iniciou parcerias com fabricantes na Europa, China e América do Norte, além de bancar o desenvolvimento de uma nova geração de acumuladores de estado sólido, que permitiriam aos carros elétricos uma autonomia de mais de mil quilômetros.

 

Combustão

 

Diferente do que parece sugerir o plano de mobilidade do Grupo Volkswagen, a marca ainda acredita que os motores a combustão devem seguir em produção por mais alguns anos, servindo como uma ponte para os automóveis 100% elétricos. “Vendendo esses carros [à combustão é que vamos levantar os recursos necessários para investir bilhões no futuro da mobilidade elétrica”, completou Müller.

Por esse motivo, a marca anunciou que irá lançar em 2019 uma nova geração de motores a combustão, além de investir no desenvolvimento de combustíveis renováveis e sintéticos, de modo a neutralizar as emissões de carbono desses propulsores.

 

Volvo

 

O primeiro Volvo 100% elétrico chega ao mercado em 2019 e será fabricado na China, para o mercado local e para exportação. A informação foi revelada nesta quarta-feira (19) pela marca sueca  — atualmente de propriedade da chinesa Geely —, durante o primeiro dia de imprensa do Salão de Xangai.

Totalmente novo, ainda não se conhecem detalhes da carroceria deste futuro elétrico da Volvo. A marca divulgou apenas uma imagem do conjunto motriz e anunciou que o carro será montado sobre a plataforma modular CMA, a mesma utilizada no modelo V40.

De acordo com a marca sueca, a escolha do país asiático para a produção do novo carro se dá pela importância do mercado, o maior do mundo para automóveis do tipo graças à política tributária favorável para os elétricos. Até 2025, a marca pretende atingir a marca de 1 milhão de carros híbridos e elétricos vendidos.

Atualmente, a Volvo conta com três fábricas na China, que produzem os modelos das séries 90, 60 e, em breve, a série 40.

 

 

 

 

Websites úteis

www.absolar.org.br

www.cresesb.cepel.br

www.americadosol.org.br

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